segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TIC's na Educação e a Prática Pedagógica

Reflexão sobre as TIC’s na Educação e a Prática Pedagógica

As “Novas Tecnologias usadas na Educação” – que já estão ficando velhas!
Com o advento da modernização das escolas públicas e privadas, a disponibilização ao acesso às diversas mídias integradas ao processo de ensino e aprendizagem, o educador deverá saber como utilizar correta e pedagogicamente as mídias, tal situação que implica novas aprendizagens e mudanças em sua prática pedagógica.
O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento. Evidencia-se uma nova organização de tempo e espaço e uma grande diversidade de situações que exigem um posicionamento crítico e reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas e definir suas prioridades. Além disso, há o elemento inusitado que nos deparamos nas várias situações do cotidiano, demandando o desenvolvimento de estratégias criativas e de novas aprendizagens.
Este cenário começou a sofrer modificações a partir do momento da chegada de computadores, internet, televisor, vídeo - DVD, projetor, retroprojetor, câmera, filmadora e outros recursos tecnológicos nas escolas. Novas propostas pedagógicas foram surgindo e sendo disseminadas, destacando novas metodologias de orientação à aprendizagem, por meio do trabalho com projeto pedagógico enfocando a interdisciplinaridade, proporciona um aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento.
Embora, a tecnologia seja um elemento cultural bastante expressivo, ela necessita ser amplamente compreendida em relação às implicações da sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Esta compreensão é que consentirá ao professor integrá-la à prática pedagógica. Porém, essa integração é pensada de forma equivocada e a tecnologia acaba sendo incorporada por meio de uma disciplina direcionada apenas para instrumentalizar sua utilização, ou ainda, agregada a um componente curricular. Diferentemente desta perspectiva, ressaltamos a importância da tecnologia ser incorporada à sala de aula, à escola, à vida e à sociedade tendo em vista a construção de uma cidadania democrática, participativa e responsável.
Esta perspectiva de articulação de saberes exige do professor uma nova postura, um comprometimento e um desejo pela busca, pelo aprender a aprender e pelo desenvolvimento de competências e habilidades, as quais poderão favorecer a reformulação da sua prática pedagógica. A formação do professor, portanto, envolve muito mais do que provê-lo com conhecimento técnico sobre computadores. Ela deve criar condições para que ele possa construir conhecimento sobre os aspectos computacionais, compreender as perspectivas educacionais subjacentes às diferentes aplicações do computador, e entender por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica. No entanto, não podemos nos esquecer que o professor foi preparado para ensinar, sob as diretrizes do paradigma da sociedade industrial, em que os princípios educacionais eram pautados na reprodução e na segmentação do conhecimento. Portanto, não basta que o professor tenha apenas acesso às propostas e às concepções educacionais inovadoras condizentes com a sociedade do conhecimento e da tecnologia. É necessário oportunizar este profissional a ressignificar e a reconstruir sua prática pedagógica voltada para a articulação das áreas de conhecimento e da tecnologia.

Referências bibliográficas
PRADO, M. E. B. B. Articulando saberes e transformando a prática. Boletim do Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV‐ESCOLA‐SEED‐MEC, 2001. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/tcur/tcurtxt5.htm. Acesso em 20 out 2009.

VALENTE, J. A. O papel do computador no processo ensino‐aprendizagem. Boletim do Salto para o Futuro. Série Pedagogia de Projetos e integração de mídias, TV‐ESCOLASEED‐ MEC, 2003. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt3.htm. Acesso em: 20 out 2009.
PRADO, M. E. B.B. Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/upload/ReposProf/Tur0000117259/img_upload/PIM_integracao_tecnologias_midias_digitais.pdf

Nenhum comentário: